sábado, 7 de janeiro de 2012

Relatório dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2011.


“Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.”
Salmo 145.17


Concluído o ano de 2011 com alegria e gratidão.

As alegrias provem da certeza de ter servido ao Senhor Jesus junto às pessoas que estão marginalizadas, seja pela ausência de liberdade, porque estão doentes temendo a morte ou pela ausência de uma infância digna.

Sou grata ao Senhor por ter permitido que eu participasse da missão Dele.

Agradeço também aos irmãos e amigos que contribuíram de maneiras diferentes com a realização do Projeto Missionário Cuidar. Essas pessoas oraram, contribuíram financeiramente ou materialmente e alguns puderam ir aos locais onde o trabalho foi efetuado.

Sou grata também as instituições, Primeira Igreja Batista da Urca, representada pelo pastor Adauto Guimarães, minha querida igreja e família em Cristo, Convenção Batista Carioca, na pessoa do pastor Walmir Vieira, pelo apoio ao trabalho missionário, e a União Feminina Missionária Batista Carioca através da presidente Márcia Fernandes Kopanyshyn, concordando que simultaneamente eu atuasse na UFMBC como coordenadora executiva interina nos meses de novembro e dezembro, sem abrir mão do campo missionário para o qual o Senhor me vocacionou.

Gratidão sempre a minha amada família, marido, filhos e futura nora, que me apoiaram em todos os momentos.

Capelania Prisional

Atividades intramuros

Foram doados 05 pares de chinelos modelo Havaiana, esmaltes para unha para as aprendizes do ofício de manicure. Doados  também presilhas para cabelo, xampu, sabonetes, etc para os kits de presente de Natal a serem produzidos pela área específica dentro do instituto penal. Boa parte dessas doações para os kits de Natal foram realizadas pelas irmãs da igreja Maranata, onde a missionária C. congrega. Foram doadas pela irmã Suely, PIB em Botafogo, 12 camisetas brancas. Foram entregues quatro livros devocionais Manancial para direção do Instituto.

Nos dias 21 e 28 de dezembro foram realizados cultos especiais de Natal e Ano Novo, respectivamente.


1.      Local: Instituto Penal Oscar Stevenson (Benfica/RJ) – regime aberto e semi-aberto, semanalmente, quartas-feiras de 15h as 16h 30min.
   Agenda: Outubro - 05, 19, 26. A visita do dia 12 não foi possível devido ao feriado.
  Novembro – 09, 23. A visita do dia 02 não foi possível devido ao feriado. No dia 30 o trabalho foi realizado pelas duas agentes religiosas voluntárias, irmã Lídia e Suely, PIB em Botafogo.
  Dezembro – 07, 21, 28. No dia 14 um grupo da Missão Betel visitou acompanhando o pastor Cláudio Barreto.
ü  Público: 35 mulheres, em média.
ü  Atividade: culto com liturgia em boletim, louvores e estudo bíblico.
ü  Participação de três agentes religiosas voluntárias nos meses de outubro e novembro.

Houve testemunhos muito impactantes e edificantes:
  1. K., mulher de aproximadamente 45 anos, sem família, contaminada com o vírus HIV. O companheiro entrou em liberdade condicional recentemente. Ela não tinha mais esperança de que ele fosse procurá-la, mas ele o fez, escrevendo uma carta carinhosa (ela fez questão de ler para todas as presentes no culto) e enviando uma foto para ela. Poucas semanas depois ela foi favorecida com a condição de semi-aberta para trabalhar, apesar de não ter um endereço familiar para oferecer. Foi a família de outra interna que se prontificou a disponibilizar o endereço. Dessa forma, K. pode usufruir das prerrogativas do sistema prisional. Ela atribuiu, e continua atribuindo, tudo isso ao MILAGRA DO SENHOR. Ela concedeu três testemunhos ao longo desses três meses, permitindo que todas acompanhassem a sua história.  
  2. G. uma mulher de aproximadamente 35 anos, estava sendo processada pelo marido devido à partilha de uma casa. Ele queria que ela indenizasse-o nos 50% dele.  Houve o julgamento, onde ela esteve presente, e a situação inverteu-se, pois o juiz considerou que ela devia ser indenizada pelo marido nos 50%, ou seja, G. vai receber durante alguns meses o valor correspondente a sua parte na casa. Ela atribuiu esse MILAGRE AO SENHOR.

2.      Local: Penitenciária Talavera Bruce (Bangu/RJ) – regime fechado, de 14h as 16h,  quinzenalmente as quintas-feiras.
   Agenda: Outubro: 13 e 27.
  Novembro: 10 – Visita não foi autorizada pela direção do presídio.
                    24 – visita realizada.
  Dezembro – 08 – encerramento do ano com culto especial de Natal.      
   Público: 35 mulheres, aproximadamente, sendo duas estrangeiras.
ü  Atividade: culto com liturgia em boletim, louvores e estudo bíblico.
ü  Participação da missionária americana C. N. que se despediu do trabalho no dia 08/12/11.

Foram doadas 60 bolsas com kit de para uso pessoal como presente de Natal. Doação realizada pela PIB do Rio.

Atividades extramuros

  1. Em 13/12 - Lançamento da Associação Luz da Liberdade, presidente Adenice Barreto, missionária, cujo principal objetivo é atender os egressos do sistema penal do RJ com possibilidade de trabalho, gêneros alimentícios etc, e familiares de presos e egressos. Local: Igreja Batista do Meier às 19h.
  2. O culto de Natal na PIB da Urca no dia 25 à noite, teve a participação de duas egressas estrangeiras que estão com a vida normalizada, trabalhando e se preparando para voltar para o país de origem. 
    3.       Apoio para os contatos por e-mail de duas estrangeiras com seus familiares. O. está na penitenciária   Talavera Bruce e M. estava no Instituto Penal Oscar Stevenson. M. adquiriu liberdade em novembro.

Capelania Hospitalar

1.      Realizada em 17 de dezembro a Cantata de Natal. Participaram os membros do coral da Igreja Batista de Laranjeiras e PIB do Cosme Velho e os membros voluntários das igrejas da Urca. Em cada andar foram entoados louvores.
2.      Visitados 80 leitos com distribuição de material evangelístico para todas as faixas etárias. Alcançados também os profissionais.
ü  Agenda de visitação: Outubro - 04, 11, 14, 18, 25, 28.
                                  Novembro - 08, 11, 18, 22, 25, 29.
                                  Dezembro – 06, 09, 13.
Obs.: O número de pacientes está bastante reduzido devido às obras no instituto e ao período de festas e férias dos médicos.
ü  Equipe: 6 visitadores.
3.       Testemunho: houve uma conversão de R., jovem de aproximadamente 30 anos. Ele enfartou em casa, quando estava sozinho, e considerou um MILGRE DO SENHOR, não ter morrido, tão rapidamente ter sido socorrido e transferido para um hospital especializado. R. declarou o Senhor Jesus Cristo como senhor e salvador da sua vida na presença da capelã, que estava acompanhada pelas duas agentes religiosas voluntárias.

Casa Batista da Amizade

Dedicação voluntária ao trabalho em quatro dias no mês de outubro. Também em outubro um grupo de nove crianças entre 9 e 11 anos, e a missionária/professora Enilda estiveram presentes na festa cujo o tema foi Crianças para Jesus realizada no dia 12 de outubro, de 15 h as 17 h 30 min,  no espaço livre do condomínio Lauro Miller no bairro de Botafogo/RJ. 

Fotos

As fotos dos trabalhos acima mencionados estão disponíveis no facebook: marilena nascimento – projeto cuidar e marilenanascimento.blogspot.com/

OBS: Provisoriamente, nos meses de novembro e dezembro de 2011, houve o acúmulo na atividade de coordenadora interina na UFMBC, que se encerrará no mês de janeiro de 2012. 

Orações

ü  Precisa-se de mais voluntários no trabalho do IECAC, cristãos que se comprometam com a oração intercessora e também que possam, presencialmente, fazer o trabalho de visitação semanal.

ü  O trabalho na penitenciária Talavera Bruce tem sido muito desafiador. Contamos com a participação de mulheres cuja opção sexual não é compatível com os valores cristãos. Aconteceu recentemente um episódio de descontrole emocional de algumas mulheres, culminando em agressão entre elas. Rapidamente a segurança do presídio controlou a situação. Cabe esclarecer que existe um grupo que frequenta o culto sem ter o objetivo de estar lá para ouvir a Palavra de Deus, porém elas são alvo da graça do Pai, por essa razão não é impedida a entrada delas. Há necessidade constante e prioritária de oração por esse trabalho que atualmente conta apenas com a capelã para a visita, sem previsão no curto prazo de outros agentes religiosos poderem se somar regularmente ao trabalho.

ü  As internas dos dois presídios mencionados pedem oração pelos seus processos que têm tido grande atraso nas respostas.