sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Homenagem as mulheres atendidas pelo Projeto

Amigas e amigos, 

Aproxima-se data que para as mulheres é importante, sabemos disso. Por essa importância que reconhecemos, estou buscando o apoio de amigos para ter condições de fazer uma homenagem simples as internas e profissionais das penitenciárias Talavera Bruce/Bangu e Oscar Stevenson/Benfica, para as pacientes e profissionais do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro/IECAC, também para as missionárias e mulheres atendidas no projeto Cristolândia RJ. 

Objetivos para o Dia Internacional da Mulher:
1. Na penitenciária Talavera Bruce (regime fechado): colaborar com o lanche que será oferecido para 100 mulheres no dia 08 às 14h, em conjunto com outras igrejas que fazem as visitas. A iniciativa de organização para o lanche está sendo nossa, batistas cariocas. Além do lanche será entregue uma lembrança, caixa em craquelê, R$ 4,00, para 100 mulheres e 15 funcionárias (exclusivamente os batistas);

2. Na penitenciária Oscar Stevenson (regime semi-aberto): colaborar com o lanche que será oferecido para todas, 300 mulheres, no dia 08 às 9h. A iniciativa é da Área de Educação/Social da penitenciária. Além do lanche será entregue uma lembrança, caixa em craquelê, R$ 4,00, para aproximadamente 100 mulheres e 15 funcionárias (exclusivamente os batistas);

3. No IECAC: presentear com a caixa mencionada acima as mulheres internadas, aproximadamente 40 pacientes, e as  funcionárias que estiverem no plantão do dia e horário da visita, cerca de 10 profissionais.

4. No projeto Cristolândia RJ: presentear as missionárias com a mesma caixa e bombons para essas missionárias que vivem afastadas de suas famílias, dedicando-se integralmente ao trabalho missionário. Para as mulheres que são atendidas, entregar uma lembrança simples, flor ou bombom. A caixa não será adequada, pois provavelmente será vendida para obter dinheiro para outra finalidade.     

Em anexo, a foto da caixa que está sendo feita pela artesã Andréia Cullen.


Serão informados os detalhes da realização da homenagem, incluindo as doações, no relatório referente ao mês de março . 


Se for autorizado pelas respectivas direções de cada instituição, vou ter fotos para mostrar.  


A alegria de Cristo para todos! 
Marilena Nascimento

tel. cel. (21): 8429-4697(Oi), 83436764 (Tim)
facebook
: marilena nascimento
/projeto cuidar





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pedido de ajuda!

Por motivos de sigilo, vou omitir algumas informações e dados. 

Uma tarde linda, céu azul, calor... Chego ao local de trabalho e percebo uma movimentação diferente. Fui recebida educadamente pelo profissional da portaria, surpreendido com a minha presença em plena quarta-feira de cinzas.

Transponho as etapas de praxe. Antes de acessar o prédio principal, uma jovem bonita esboçando um semblante preocupado me chama pedindo ajuda para ela e as colegas. Ela pede:
_ Missionária... Ore por nós, vá até nós para conversar... a senhora é a única que vai até lá!

Tento não me emocionar demais, pois ainda terei que estar com outras, também necessitadas, mas que estão em situação mais favorável.

Está ecoando na minha mente o pedido de ajuda, para todas, feito pela jovem.

O Senhor nos fortaleça para ajudarmos essas pessoas "abortadas" da sociedade.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cristolândia RJ

Inicia o mês de fevereiro. Decido finalmente visitar o projeto Cristolândia RJ instalado na Central do Brasil. Essa decisão foi difícil, pois tenho, ou tinha, resistência ao trabalho com população de rua em situação de abandono. Entrei em contato com o pastor responsável pelo trabalho, que gentilmente me orientou para à visita a ser realizada no dia seguinte. Quinta-feira, dia 09, saí do Humaitá e fui à Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, para adquirir a blusa padrão para participar do trabalho. Segui do bairro de Vila Isabel para a Central do Brasil. Cheguei a Central e comecei a pensar enquanto observava os vários rostos cansados, suados, maquiados, sujos, assustados, drogados, alcoolizados, doentes, desesperados, barbados, esperançosos, será que vou conseguir olhar para àquelas pessoas sem repulsa, com respeito e compaixão? Demorei um pouco a localizar o prédio, pois não há propaganda externa. Finalmente um voluntário me identifica na Rua Senador Pompeu e me resgata para entrar no projeto Cristolândia às 13 h. Senti-me feliz, com a convicção de que estava superando um obstáculo.

Encontrei um grupo de jovens, na maioria, com aproximadamente vinte pessoas presentes incluindo missionários contratados, missionários voluntários e alunos. Os alunos são os homens adultos ou jovens que estavam nas ruas da Central e espontaneamente decidem permanecer no projeto que só acolhe pessoas do sexo masculino devido a infra-estrutura do prédio de dois andares. Os alunos aprendem sobre higiene pessoal e cuidados domésticos, auxiliam aqueles que chegam em situação indigna de vida e, após algumas semanas, quando já estão com a saúde física restaurada, têm a oportunidade de aprender algo simples que os auxiliará na reintegração social. A Prefeitura do Rio de Janeiro, representada pela secretaria de saúde pública, estava visitando o local, o que faz com regularidade.

Conheci B. que estava com esperança, mas também com muitos conflitos. Conversamos rapidamente sobre a sua história de vida que aos 20 e poucos anos parecia uma história de filme trágico americano. B. não suportou a abstinência e a disciplina saudável do Projeto. Preferiu ir embora após seis dias de estadia. Todos têm liberdade para tomar essa decisão.