sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é mais importante: o espelho retrovisor externo ou o motoqueiro?

Eu estava concluindo uma compra na drogaria, quando uma atende chegou da rua justificando para os colegas a razão do seu atraso. Um motoqueiro (ou motociclista?) havia sofrido um acidente, indo a óbito. As cinco pessoas que estavam ouvindo ficaram sensibilizadas com a tragédia. Enquanto lamentávamos o ocorrido, repentinamente uma senhora, possivelmente com uns 75 anos, lúcida, fez o seguinte comentário: "O espelho retrovisor do meu carro, lado esquerdo, está quebrado por causa de um deles!"  Um breve silêncio... A caixa, o atendente e eu nos olhamos com se fossemos conhecidos. Até que eu ousei e rompi o constrangimento, dizendo: " Um espelho é mais importante que uma vida?" O atendente responde "nem todos acham isso" com um sorriso discreto. A caixa sorri espontaneamente parecendo estar aliviada com o meu comentário. A senhora, é claro, não queria ouvir opinião contrária a sua. Virou as costas e continuou as suas compras. 

Tenho refletido sobre o valor da vida. A senhora mencionada acima, claramente valorizou mais o retrovisor do seu carro. Para mim soou como um "bem feito" quando ela ouviu que "um deles" havia morrido. Precisamos exercitar o respeito ao ser humano. Não devemos olhar para o outro dizendo "bem feito" o tempo todo. Se o motorista quer estacionar, ele para onde quiser, bem feito para o pedestre que não tem carro; se a pessoa humilde mora longe e precisa pegar a condução pública lotada, os administradores públicos  parecem pensar "quem manda morar tão longe"; as pessoas estão hospitalizadas, solitárias e desesperadas, lamentasse mais não há tempo para fazer visitas, pois as atividades pessoais são mais importantes; se a pessoa precisa de oportunidade para ter uma vida digna, desconfiasse da intenção e da persistência que terá, então é melhor não investir na recuperação social. 

A vida é dom de Deus, é uma dádiva. Vamos retribuir esse amor ao Senhor, amando ao próximo,  respeitando-o,  tendo consideração e dedicação ao ser humano. Exercitemos a cidadania e a civilidade.