quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reflexão sobre preconceito

Segundo o dicionário Houaiss preconceito é "atitude, sentimento ou parecer insensato, esp. de natureza hostil, assumido em conseqüência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância".

Pois é, tenho percebido que somos muito mais preconceituosos do que admitimos. Apresentamos preconceitos étnicos (por exemplo com relação aos afrodescentes e asiáticos), classes sociais (por exemplo com relação aos que estão distantes da classe na qual estamos inseridos, ricos ou pobres), religiosos (por exemplo com relação aos mulçumanos, islâmicos, judeus, cristãos evangélicos), doenças (por exemplo doenças mentais, dependentes químicos).

Estamos agindo para que a nossa sociedade seja melhor ou estamos inertes, mergulhados nas críticas, mas sem termos ações que melhorem a nossa cidadania?

O que podemos fazer para melhorar a sociedade onde estamos? 

"Não pergunte a sua nação o que pode ela pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por sua nação?" J.F.Kennedy, presidente do EUA.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Inclusão Digital - Comunidade do Dique

No dia 07 de setembro foi iniciado o programa sócio-educativo junto as seis famílias residentes na Comunidade do Dique (Jardim Paraíso/São João de Meriti/RJ). Essa comunidade vive em situação precária, pois a prefeitura local não cumpre com as suas obrigações junto a esses cidadãos.

A ação do Projeto Cuidar iniciou com atividade educacional levando alfabetização e desenvoltura para leitura e escrita de sete crianças e um adolescente utilizando a Cartilha Ler É Viver.

A próxima etapa, que planejamos começar em outubro, visa a inclusão digital para todos dessas seis famílias. Algumas pessoas nunca se sentaram em frente a um computador. Já temos o espaço e o voluntário que dará as aulas, mas faltam os computadores com acesso ao básico para a inclusão digital. Peço àqueles que puderem colaborar com essa etapa do programa que entrem em contato comigo.


Marilena

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Luz para a Comunidade do Dique/São João de Meriti/RJ

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênção, se não desanimarmos nem desistirmos".  Paulo de Tarso, século I. 

A comunidade do Dique precisa de muita coisa. 

Iniciamos o projeto de alfabetização com 8 crianças e pré-adolescentes que não conseguem ler nem escrever. 
Pretendemos começar um programa esportivo visando o desenvolvimento completo desses indivíduos. 
Vamos somar à essa ação passeios para que essas famílias possam ampliar seus horizontes através da educação geral. 
Importantíssimo: vamos oferecer palestras sobre saúde. Dia 06.10 a nutricionista Roberta Barbieri estará visitando o local. 
Obrigada a todos que já têm colaborado.

Contamos com vocês! 




terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ler é Viver

"Ler é Viver" - Esse é o nome de um belíssimo projeto da Dra. Léa Teixeira criado na década de 90, cujo objetivo é alfabetizar aqueles que não tiveram oportunidade  na infância.

É com muita alegria e humildade que eu compartilho com todos o início desse trabalho com algumas mulheres que se encontram reclusas no sistema prisional e também com crianças com 10 anos ou mais, adolescentes, jovens e adultos da Comunidade do Dique/São João de Meriti que se encontram também a margem da sociedade por não saberem ler e escrever.

Conto com as orações, com o apoio e a torcida de todos para que eu e outras pessoas possamos colaborar diretamente com esse projeto, estejamos perseverantes e firmes. Espero em poucos meses poder dar notícias que alegrão os nossos corações.  

A Paz de Cristo!
Marilena
Projeto Ler é Viver - Cartilha do Aluno