segunda-feira, 27 de outubro de 2014

I Congresso para Acompanhamento de Egressos e Afins


Nesses três dias do I Congresso Nacional para Egressos e Afins, representantes do poder judiciário, executivo e sociedade civil trataram das precárias condições de ressocialização dos egressos do sistema penal. O evento foi organizado pela diretora do Patronato Margarinos Torres, Mariângela Pavão.
Estavam representados os estados do Amazonas, Alagoas, Pará, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais , Pernambucano, Espírito Santo, Ceará, DF e Rio de Janeiro.
A situação mais absurda é que o egresso NÃO TEM DIREITO, por exemplo, ao título de eleitor, um dos documentos obrigatórios pela CLT, ou seja, a principal necessidade para a ressocialização, o trabalho, fica comprometida pela falta de documentação.



https://www.youtube.com/watch?v=dQrNO1O7n6g&feature=youtu.be

Doação da Sociedade Bíblica

Doação da SBB
Agradeço a Sociedade Bíblica Brasileira/SBB pela doação de caixas de material evangelístico e de discipulado para os adolescentes e seus familiares.
Na foto abaixo aparecem 2 exemplos da doação, mas recebemos também bíblias rosa para as meninas, folhetos para jovens, revistas sobre o personagem Davi, revistas para crianças e família, Novo Testamento na NTLH.
Agradeço ao pastor Ulisses Torres que buscou conseguir a doação e levou parte para CBC, ao pastor Rafael Rocha que foi buscar o material que lotou o seu carro, ao seminarista Juan Gonçalves que está armazenando uma parte desse material na sua casa e ao missionário Luke Simone que estará levando a quantidade de material que será usada no próximo domingo, 19, quando haverá outro encontro com as famílias.




Notícias da ação missionária no mês de Outubro

Em 21/10, no CRIAAD Ricardo de Albuquerque/ meninas houve uma conversão.
Foi interessante porque a atenção estava inicialmente em uma menina que estava revoltada. Essa outra estava ao lado em silêncio até que ela percebeu que a mensagem era para ela também, foi então que ficou mais atenta até a oportunidade da declaração de entrega.
O cubo evangelístico foi um excelente instrumento utilizado pelo pastor Antonio junto as meninas. Pelo menos quatro demonstraram interesse na explicação.

Nesse mesmo dia fui confrontada com o que a miséria da nossa sociedade pode fazer com uma criança. Aos 11 anos ela já estava no mundo do crime, precisou fugir e com isso a sua família perdeu tudo.
Ela perdeu a família, a dignidade, a esperança, os sonhos. Com 16 anos ela não sabe onde está, o que terá pela frente, a quem deve amar e respeitar.
Ela precisa de ajuda, mas não aceita ajuda. Comporta-se com um animal solitário no meio de um incêndio na floresta.
Não terei, provavelmente, mais contato com ela e com sua companheira de fuga.
Tenho uma certeza que consola meu coração, ela ouviu sobre o amor de Jesus através do missionário pastor Antonio Paulo Oliveira.

Palestras sobre Prevenção à Dependência Química
Em 20/10, aconteceram as palestras para os dois grupos que são atendidos pelo trabalho da Capelania Socioeducativa no ESE/DEGASE em parceria com a Capelania de Prevenção à Dependência Química.
Participaram ao todo 44 adolescentes e jovens com idades entre 16 e 20 anos, sendo dezoito na primeira turma e 26 na segunda turma.
O pastor Vagner Da Silva Carlos e a missionária Francine Oliveira Frantransmitiram vários conhecimentos para os adolescentes: o funcionamento do cérebro, a responsabilidade com a própria vida e com a vida do próximo, o engano com os resultados financeiros e emocionais causados pelas drogas lícitas (álcool, fumo, remédios) e ilícitas (maconha, cocaína, crack). Obrigada pastor e missionária pela presença, foi uma bênção.
Oramos, lemos a Bíblia e incentivamos os adolescentes e jovens a se libertarem da escravidão provocada pelas drogas.
Há muito tempo eu não vivia um dia tão tenso como o de hoje, mas, graças a Deus, deu tudo certo!
Equipe (Lenine, Luke, Maria de Lourdes, Carlos Eduardo) valeu pela parceria corajosa e ousada! Como a presença de vocês foi importante.
Obrigada pelas orações.
"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto ide, ..." Mateus 28. 18,19 e 20.

Culto no ESE em 19/10, manhã
Cada dia de culto temos novas experiências, e como é bom viver essa dinâmica de Deus.
Estava agendada uma igreja para hoje havia aproximadamente dois meses. Faltando 48 horas o responsável pelo grupo informou ao missionário do ESE que não poderiam ir. O missionário Carlos Eduardo Fortes convocou os irmãos da igreja dele, Igreja Batista do Malet, com a autorização do pastor, assim hoje 9 pessoas estavam no ESE hoje pela manhã com o equipamento necessário e material evangelístico.
Além desses irmãos, o missionário Luke Simone e Claudio Nascimento também estiveram presentes.
Percorremos vários ambientes, alcançando aproximadamente 180 pessoas.
O Senhor Jesus Cristo foi anunciado!
Obrigada à todos, principalmente a você Carlos Eduardo pelo esforço para que o trabalho fosse realizado. O Senhor os abençoe!

Foto de Marilena Nascimento.

Questionamento
Várias pessoas questionam, e algumas rejeitam, a minha opção de trabalhar com pessoas encarceradas, principalmente com os adolescentes. Minha resposta continua sendo a mesma, ou seja, porque acredito na recuperação do ser humano, acredito na transformação.
Ouvir de dois adolescentes que eles não querem mais a vida da criminalidade com explicações específicas é formidável. No mesmo dia a mãe de um deles telefona e agradece por tudo que vem sendo oferecido pela equipe de trabalho ao filho dela, pois ele depois de anos fazendo-a sofrer pediu perdão detalhadamente e solicitou a continuidade do seu apoio para a recuperação dele.
Segue foto do culto realizado no sábado, 11/10, com a participação da Primeira Igreja Batista de Parque Anchieta. Cerca de 160 pessoas foram alcançadas em duas horas de trabalho.
Luz para o mundo (Mateus 5.14 parte)



Houve festa no céu!

Em 10/10, Carol Bossois, pr. Antonio e eu fizemos a visita a família da adolescente que está no CRIAAD. Alcançamos 3 pessoas que entregaram suas vidas para o Senhor Jesus e desejam receber o discipulado semanalmente.
Agradecemos e continuamos a contar com as orações de todos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Algumas ações nos meses de Agosto e Setembro

No mês de agosto várias doações foram entregues para mulheres que se encontram nas unidades prisionais atendidas pelo projeto. Foram doados: papel higiênico, creme dental e escova de dentes, sabonetes, xampus, dentre outros itens de higiene pessoal, além dos enxovais para bebês e itens para as mães que se encontram na Unidade Materno Infantil. Agradeço as senhoras da Ig. Batista da Freguesia que fizeram manualmente, com todo o carinho, esses enxovais. Agradeço também a Primeira Igreja Batista de Higienópolis/MCA. O Senhor abençoe a todos.

Agradecemos a todos pelas doações para compra dos 15 pares de tênis para que os adolescentes do Educandário Santo Expedito/DEGASE possam jogar na quadra externa. 





Em 16/08 às 11 h, um grupo de 20 pessoas da Igreja Batista Central em Bangu estará na direção do culto no Educandário Santo Expedito/ESE - DEGASE. Vamos ter a oportunidade de servir a 1/4 das famílias que visitam os adolescentes dessa unidade. O missionário voluntário Lenine, capelania socioeducativa/CBC, está na liderança dessa ação evangelística.
Sentimento de realização, pois investimos nas vidas de adolescentes e jovens que precisam acreditar que a mudança para uma vida digna é possível. Nós investimos em educação, em esperança. Foi emocionante ver pais, mães, irmãos, esposas e filhos juntos unidos louvando à Deus com lágrimas e sorrisos, vê-los abraçados e conversando. Os olhares são tristes, mas esperançosos.
Obrigada a todos que oraram. Agradeço a IBC Bangu que com coragem e ousadia se prontificou a estar nesse desafio. Valeu Lenine, sua liderança foi uma bênção. 
Ao Senhor Jesus Cristo toda nossa gratidão por ter nos deixado participar dessa atividade. Não ficamos na inércia, fizemos parte do dinamismo do Reino de Deus.

DEGASE/CRIAAD Meninas - Ricardo de Albuquerque
Na 3a feira, 02/09, com a parceria de Carol Bossois iniciou-se o programa de trabalho da Capelania Socioeducativa + Capelania Esportiva com as adolescentes que cumprem medida socioeducativa nessa unidade. A frequência do trabalho será semanal, 3as feiras.

Na 6a feira, 06/09, às 8 h, um grupo de 4 pessoas seguiu para Teresópolis para visitar e levar ajuda para um casal alcançado pela capelania prisional.

Café da Manhã com familiares, no ESE, 08/09.
Participaram do nosso Café da Manhã 18 adolescentes. Quatro famílias nos acompanharam.
Foi uma manhã de culto de gratidão e evangelização, cujo tema abordado foi oportunidade. Também foi apresentado ao Senhor o lindo e sorridente bebê.
Alguns adolescentes colocaram suas vidas à disposição do Senhor Jesus Cristo.
Esse Café da Manhã surgiu devido à doação de bolos feita pela generosa e simpática irmã Helena, com mais de 80 anos e muita disposição, após ter ouvido sobre o que vem acontecendo com os adolescentes.
A equipe de agentes também foi presenteada com os itens do Café da Manhã.
O Senhor abençoe todos que colaboraram e oraram por esse encontro.
Só Deus é digno de toda glória!

Sábado e domingo, 13 e 14/09, de 10h 30 às 12 h, realizamos cultos no ESE (Educandário Santo Expedito/DEGASE). As igrejas responsáveis foram, respectivamente, PIB Guandu do Sena/Bangu e Ig. Congregacional da Tijuca.

Em 23/09, Carol e eu participamos da formatura de três adolescentes que concluíram a Oficina de Corte e Costura no CRIAAD Ricardo de Albuquerque - meninas. Foi uma manhã agradável com um churrasco servido no almoço para várias famílias, funcionários e parceiros como nós da Convenção Batista Carioca.
Conversamos com alguns familiares que querem ser acompanhados através da igreja local, assim como serem inseridos na comunidade cristã. Serão organizadas visitas nossas às famílias que solicitaram, sob a orientação do Serviço Social da unidade.

Em 25/09, o culto realizado no Instituto Penal Oscar Stevenson alcançou exclusivamente dez mulheres que por situações específicas ficam impedidas de participar dos encontros semanais. Apenas duas mulheres do outro grupo que participa regularmente puderam ficar. A possibilidade da presença dessas mulheres foi um milagre e todo o transcorrer da cerimônia de adoração foi pontuada de bênçãos.
Após a leitura e reflexão do texto sobre A Mulher Adúltera houve a apresentação de uma coreografia por duas mulheres do isolamento. Outras duas mulheres que não fazem parte desse grupo com atitude de amor somaram-se a essas outras duas. As quatros adoraram ao Senhor e ao final se abraçaram, choraram com alegria emocionante.
Só com o amor e por amor à Cristo as barreiras são superadas.

Maria de Lourdes, Juan e eu ainda estamos refletindo sobre tudo que ouvimos das famílias humildes que visitamos em Inhoaiba no dia 26/09. Conhecemos pessoas simples e sinceras com um amor enorme e esperança de recuperação do adolescente que amam. Oramos, presenteamos com bíblia e cesta básica.
Foi incrível perceber o cuidado do Espírito Santo nos levando até cada casa, visitamos duas, usando pessoas desconhecidas que nos informavam com precisão e boa vontade por onde deveríamos ir.
Obrigada a todos que oraram, a Igreja Batista em Ponte Preta/Queimados, a família do Juan, e ao próprio que aos 21 anos tem se dedicado a obra missionária, conciliando essa ação com as outras atividades do seu cotidiano. Maria de Lourdes sua parceria e serviço à obra missionária são admiráveis.