sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Notícias do campo missionário - novembro

Oferta financeira
Informo aos adotantes do Projeto Cuidar que nos últimos 30 dias foram ofertados R$ 100,00 para missionários voluntários para auxiliá-los em questões emergenciais e R$ 80,00 para despesas de deslocamento de interna do sistema prisional poder ir ao trabalho nos primeiros dias de um novo período da sua vida.
O Projeto Cuidar teve a oportunidade de doar um valor a mãe de um adolescente que está no Educandário Santo Expedito, para que ela possa visitar o filho, pois ela está sem trabalho.O encontro aconteceu em 12/11 após o almoço, na CBC. A mãe tinha acabado de voltar de uma entrevista para Auxiliar de Serviços Gerais. Oramos juntamente com a colega que tinha ido com ela, e com Dilaine, educadora cristã da CBC e da Ig. Memorial da Tijuca.
Obrigada a vocês que são fiéis no envio de oferta.

O Senhor abençoe a todos.

Culto evangelístico no Educandário Santo Expedito/ESE - 08/11/2914
A Igreja Presbiteriana em Honório Gurgel representada por 16 pessoas, juntamente com 4 pessoas da equipe missionária do ESE, esteve no ESE realizando culto evangelístico alcançando cerca de 180 pessoas (adolescentes cumprindo medida socioeducativa, mães, pais, irmãos e namoradas) de 10 h as 12 h.
Houve distribuição de material evangelístico doado pela Sociedade Bíblica do Brasil.
Duas mães de adolescentes que fazem parte do projeto e um pai me perguntaram como os meninos estão indo, se eu acredito que eles vão sair do ESE buscando uma vida diferente. Eu afirmei que se eles quiserem, sim. Eles precisam transformar as suas mentes. Esses pais pediram a nossa ajuda no acompanhamento desses adolescentes quando vier o período de semi-liberdade.
Conheci um agente que também é pastor em comunidade do Rio de Janeiro. Ele é respeitadíssimo por todos, profissionais e adolescentes. Um outro agente vai voluntariamente para liderar a oração nas galerias (onde os meninos não podem sair).



Batismos
Como é lindo assistir a liberdade que o Senhor dá! Explico. Desde o início de novembro estamos ensinando, no Instituto Penal Oscar Stevenson, sobre a importância do batismo. Na semana passada duas mulheres tomaram a decisão pelo batismo, hoje mais quatro tomaram essa decisão. Algumas haviam sido batizadas com água em um copo descartável, quando elas ouviram e refletiram sobre os textos bíblicos que tratam desse assunto, o Espírito Santo mostrou-lhes que deveriam, novamente, se batizar.
Vamos ter, portanto, seis mulheres se batizando na última semana de novembro mediante liberação da direção. Por favor, orem.


Notícias do CRIAAD Menina
Em 11/11, levei para as meninas material para confeccionar pulseiras com as cores do plano de salvação. Foi um sucesso! Elas mesma fizeram e explicaram para as outras que iam chegando.
Foi feita também doação de shampoo, creme para o cabelo e creme corporal para uma das meninas que não tem família para recebê-la nos finais de semana.



Visita à Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro
Em 13/11, tive a oportunidade de participar pela primeira vez de uma reunião da RAESP - Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário. Foi muito bom conhecer pessoas de áreas distintas de conhecimento envolvidas nessa causa tão importante.
Quando sai da reunião tive a companhia do Maxoel que me convidou para conhecer a Biblioteca Estadual, Central do Brasil. Foi uma surpresa maravilhosa conhecer um espaço democrático, inclusivo e completamente voltado para desenvolvimento do conhecimento. Maxoel me apresentou Sodré e Jerônimo, dois atores de teatro com o trabalho voltado para educação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.


CRIAAD Menina - 18/11
Carol Bossois, Celina Catambry e eu trabalhamos de 11 h às 14:30 h com as adolescentes. Foi um período agradável porque as meninas começam a confiar mais em nós, conversando sobre suas angustias, ansiedades e dificuldades. Enquanto estão conosco não gritam, evitam falar palavras chulas e quando o fazem pedem desculpas. Demonstram sua doçura, ingenuidade e meninice.
Durante o almoço ouvimos a diretora elogiar o trabalho mencionando nossa dedicação e o quanto as pessoas da unidade, profissionais e adolescentes, gostam da nossa presença. Ficamos gratas ao Senhor por nos capacitar para dedicarmos nosso tempo a esse público.
Seguem algumas fotos das atividades realizadas hoje baseadas no salmo 38.




RAESP e FPSSP

Parceiros do Projeto Cuidar, compartilho com vocês a alegria de ter sido inserida em dois grupos de trabalho importantes para avaliação e defesa da vida digna do encarcerado e seus familiares. Os grupos são a RAESP - Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário do RJ e FPSSP - Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do RJ. Esses grupos são compostos de pessoas de segmentos distintos da sociedade civil (pedagogos, psicólogos, egressos, advogados, médicos, assistentes sociais, diáconos, missionárias).
A nossa participação como evangélicos (a denominação batista tem muita credibilidade no meio acadêmico) acrescenta aos debates a isenção de uma militância ou de estarmos ao lado de um seguimento político, assim temos a possibilidade da aproximação do público de encarcerados através do exercício da fé, imprescindível para o ser humano, gerando confiança.
O Senhor me conduzirá nesses encontros para o bem daqueles que precisam dele.